MISSÃO

ESTRELACOOP – COOPERATIVA DE PRODUTORES DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA, CRL

A ESTRELACOOP – COOPERATIVA DE PRODUTORES DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA, CRL é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) dos produtos, Queijo Serra da Estrela, Queijo Serra da Estrela Velho, Requeijão Serra da Estrela e Borrego Serra da Estrela.

Reconhecida e protegida primeiramente pelo Regulamento (CE) n.º 1107/96, de 12 de Junho, e reconfirmada pelo Despacho n.º 8487/2002, de 26 de Abril. Foi constituída em 1991, com cerca de 20 associados, e reconhecida como agrupamento gestor da marca no ano de 1994, pelo Despacho n.º 6/94, de 26 de Janeiro.

A Cooperativa encontra-se sediada em Celorico da Beira.

Imagem  Exemplo

Esta entidade desenvolve atualmente a sua atividade com incidência no acompanhamento do processo de certificação, que é efetuado por um Organismo de Controlo e Certificação, no apoio técnico que tem vindo a desenvolver junto dos seus associados, nomeadamente ao nível da validação das condições estruturais dos produtores de Queijo Serra da Estrela para poderem vir a “receber” a autorização de certificação, “elo de ligação” entre os associados e a entidade certificadora e na implementação do HACCP.

Os objetivos e a missão da ESTRELACOOP encontram-se consignados no seu objeto social e estatutos, que visam “a produção e ou comercialização do Queijo Serra da Estrela, seus derivados, bem como todos os produtos de origem ovina, comercializar os produtos e equipamentos relacionados com a agro-pecuária.

Mais concretamente, como já se referiu, a Cooperativa tem centrado a sua atividade, quase exclusivamente, na assistência técnica aos associados e na defesa da Denominação de Origem Protegida – Serra da Estrela.

 (…) o Queijo da Serra. A pasta é tão fina como não conhecemos outra da mesma categoria na Europa.”

António Maria de Oliveira Bello (Olleboma)

Fundador da Sociedade Portuguesa de Gastronomia, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, epicurista por natureza, consagrou-se como um dos maiores gastrónomos portugueses. Um grande impulsionador da culinária nacional.